segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Noticia quente sobre o asfalto

Asfalto da MG-474 terá R$ 27 milhões
Deputado garante recursos para obra que vai integrar o Leste de Minas.
Divulgação
Silveira, com o ministro Alfredo Nascimento: esforço para melhorar a infra-estrutura da região
CARATINGA - O deputado federal Alexandre Silveira (PPS) anunciou a inclusão de R$ 27 milhões no Orçamento da União em 2009 para pavimentação da MG-474. Os recursos foram garantidos no dia 31 de dezembro, prazo limite para empenho das rubricas. Não é de hoje que os usuários da rodovia, que liga Caratinga a Baixo Guandu, passando por Ipanema, Mutum e Aymorés, sonham com a indicação de recursos para a conclusão das obras.
A pavimentação era sonho até mesmo do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. “Durante a campanha presidencial, JK falou da importância da obra e do empenho que seria feito em sua gestão”, como recorda Ernane Campos Porto, ex-prefeito de Caratinga, que, juntamente com Silveira, trabalhou pelas rubricas necessárias para a realização da obra.
Integração
O ex-prefeito comemora o resultado desse empenho. “Essa obra, que era um sonho de mais de 60 anos, vai representar muito para toda a comunidade, não só de Caratinga e Ipanema, mas de todo o Leste de Minas, pois a rodovia liga o Vale do Aço, o Rio Doce, a Zona da Mata e o Espírito Santo”, listou. Entre os municípios beneficiados estão ainda Pocrane, Conceição do Ipanema, Mutum, Chalé e Lajinha.
Ernane Porto se emocionou ao lembrar que a obra agora anunciada serviu de “trampolim” para muitos políticos. “Por isso, nós de Caratinga e região agrademos ao deputado Alexandre Silveira, ao vice-presidente Jose Alencar e ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pelo empenho dos recursos”, concluiu.
Investimento total soma R$ 34 milhões
A conclusão do asfaltamento da estrada que liga Caratinga a Ipanema é um antigo sonho da população da Vertente do Caparaó, que começou a se tornar realidade quando o atual deputado Alexandre Silveira ocupava a direção geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT). Atendendo ao pedido do então prefeito de Caratinga, Ernane Campos Porto, primeiro foram investidos R$ 7 milhões na pavimentação entre Santo Antônio e São João do Jacutinga.
Na Câmara Federal, Alexandre Silveira conseguiu incluir uma emenda ao Orçamento 2009 da União destinando mais R$ 27 milhões para a conclusão da obra. O deputado fez questão de destacar o empenho do ex-prefeito Ernane Porto, do vice-presidente José Alencar e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. “O nosso vice-presidente teve papel fundamental para que conseguíssemos, juntamente com o Ernane, mais avanços para Caratinga e região”, ressaltou Silveira.
Motoristas comemoram a viabilidade da obra
Além da diminuição de transtornos como poeira e lama, a conclusão da estrada Caratinga-Ipanema vai melhorar o escoamento da produção regional e facilitar a viagem de mineiros e capixabas, já que reduzirá a distância entre o Leste de Minas e o Espírito Santo.
Motoristas ouvidos pela reportagem comemoraram o anúncio das obras. A economia de tempo e custo e a diminuição dos riscos de acidentes são as principais vantagens. “Com certeza, a viagem se tornará mais tranquila, considerando que vamos evitar o trânsito da BR-262”, observa Paulo Coelho, que conhece bem aquele trecho.
O motorista João Inácio acha até que o Espírito Santo ficará “mais perto”, pois não precisará dar volta na BR-262, já que terá a opção de sair em Aymorés e Baixo Guandu. “A pavimentação vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas e trazer desenvolvimento para a região”, aposta.
Mais recursos para estradas do Pingo D´água a Vale do Aço
O deputado federal Alexandre Silveira informou que conseguiu a liberação de mais R$ 6 milhões para investimento nas estradas que cortam o Leste de Minas Gerais. Os recursos do governo federal serão aplicados na retirada de curvas e da depressão da BR-458 e em outros serviços na BR-116.
Alexandre Silveira destacou ainda os benefícios trazidos pelas obras de pavimentação do trecho entre a ponte metálica e , cujo contrato será homologado amanhã. A pavimentação da estrada deverá começar na primeira quinzena de fevereiro, com prazo de 720 dias para sua conclusão.
Conforme o deputado, a construção do novo aeroporto da Usiminas em Revés do Belém, distrito de Bom Jesus, também vai atrair novos investimentos para aquela região. “Isso reforça o potencial econômico da nossa região, que temos destacado junto aos governos estadual e federal”, observa.
MG-760
Questionado sobre a MG-760, que liga Timóteo à BR-262 e à Zona da Mata, o deputado lembrou que o projeto executivo da rodovia já está em andamento. “Esse é um compromisso do governador Aécio Neves”, conclui.
No DNIT, obras para o Leste mineiro
Como diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT), antes de chegar à Câmara Federal, Alexandre Silveira foi responsável pelo maior volume de recursos investidos na malha rodoviária do Leste de Minas nos últimos 20 anos. Entre as obras realizadas em sua gestão estão o contorno rodoviário do Vale do Aço e o início da drenagem do Caladinho, em Coronel Fabriciano.
Os investimentos para construção do novo Viaduto da Prainha, entre Antônio Dias e Nova Era, que está em fase final, foram garantidos também na gestão de Silveira no DNIT. O viaduto tem 506 metros de extensão e 13,10 metros de largura, com duas pistas no sentido Ipatinga e uma no sentido João Monlevade. O mais alto dos 11 pilares mede 98 metros de altura.
O novo viaduto, conforme o ex-diretor do DNIT, retira cinco curvas sinuosas e ainda evita o risco de acidentes com o deslizamento de encostas.
BR-381
Também foi sob a direção de Alexandre Silveira que o DNIT assegurou os recursos do projeto de viabilidade técnica da duplicação da BR-381. O deputado vem acompanhado de perto esse processo, que considera da “maior grandeza”. Tanto que avisa que irá se manifestar contra a concessão da rodovia à iniciativa privada se ela não beneficiar o Leste de Minas Gerais.
“Desde o princípio, venho trabalhando pela duplicação da BR-381, mas não podemos permitir que o processo prejudique quem depende da rodovia. Por isso vamos fiscalizar e defender um modelo que atenda aos anseios da população. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) assumiu o estudo de duplicação da rodovia, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) que permitiria a duplicação pela iniciativa privada em troca da cobrança de pedágios. Somos contra essa cobrança enquanto a obra não for concluída”, finaliza Alexandre Silveira.
Fonte: Diário do aço